Rumo ao Futuro Brilhante
O compromisso com o saber, com as carências das comunidades e com os ideais político-educacionais determinaram a criação das FIJ.

Estabelecidas em Jacarepaguá, as FIJ são a primeira instituição de ensino superior (IES) da Zona Oeste. Localizadas em terreno totalmente arborizado, atendem aos 41 bairros da região, dentre eles a Barra da Tijuca,  Recreio e Jacarepaguá, além de vários outros da Zona Norte, os quais, em virtude da Linha Amarela, tiveram o tempo de deslocamento bem reduzido.

A instituição oferece cursos de graduação em Administração, Enfermagem, Sistemas de Informação (bacharelado), Gestão Ambiental, Ciências Contábeis, Turismo, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Dispõe ainda de pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância e cursos de extensão nas áreas de atuação das FIJ.

O enorme salto verificado em tecnologias da Informação e da Comunicação, transformou a educação a distância em imperativo, com repercussão significativa nas propostas de educação convencional. Dessa forma, as FIJ desenvolvem hoje mais de vinte programas de pós-graduação a distância com plataforma computacional própria.

Por fim, cabe registrar comentário de Edson Nery da Fonseca, professor emérito da Universidade de Brasília e biógrafo de Gilberto Freyre: “A decadência dos estabelecimentos de ensino governamentais tem provocado o aparecimento, em nosso país, de muitas faculdades privadas. Infelizmente, grande número delas existem só para fins lucrativos. A instituição de ensino FIJ é modelar, unindo ciências, técnicas e humanidades. A biblioteca Daisaku Ikeda, é muito bonita, bem equipada e com conceito máximo nas avaliações do MEC.”

Nas FIJ, seu futuro tem rumo brilhante!