Regulamento
O regulamento norteia a utilização da Biblioteca e os seus serviços, quanto o seu funcionamento diário.

1) Horário de funcionamento

O funcionamento da Biblioteca Daisaku Ikeda – BDI é diário, no ano letivo, de segunda a sexta-feira, das 07:00 às 22:00 horas e aos sábados das 08:00 às 13:00 horas (EAD).

2) Inscrição de alunos

Para alunos da faculdade, professores e funcionários da Instituição:
Apresentação do comprovante de matrícula;
Para alunos do Colégio Senhora da Pena, autorização do responsável;
Para alunos de EAD somente com a autorização do Tutor;
Para a comunidade externa não disponibilizamos empréstimo domiciliar.

3) Consulta e empréstimo de material bibliográfico e audiovisual

Os livros da Biblioteca poderão ser consultados e emprestados após a inscrição do usuário. O usuário poderá retirar 02 livros por empréstimo, pelo prazo de 07 dias corridos, com direito a renovação, caso não esteja sendo solicitado e reservado por outro usuário.

Ao retirar um livro da Biblioteca, o usuário passa ser responsável por este material bibliográfico. Por esta razão, não deverá fazer empréstimos para terceiros:

  • Os periódicos e folhetos da Biblioteca podem ser emprestados pelo prazo de 02 dias consecutivos;
  • Obras de ficção, biografias e literaturas, podem ser retiradas pelo prazo de 15 dias;
  • As fitas de vídeo não poderão ser retiradas na modalidade empréstimo domiciliar, qualquer solicitação para o respectivo material deverá ser feito no balcão de atendimento e assistido na sala de Multimídia, salvo o professor que terá autorização para retirada por um prazo de 48 horas;
  • O usuário não poderá fazer novos empréstimos, enquanto ainda estiver em débito com material bibliográfico e/ou audiovisual da Biblioteca.

4) Reserva de Material Bibliográfico e Audiovisual

Os livros e materiais reservados ficarão à disposição do usuário que fez a reserva pelo prazo de 24 horas, contadas a partir do ato da devolução.

As reservas só poderão ser retiradas se não existirem pendências para o interessado.

5) Multa pelo atraso na devolução de material Bibliográfico e Audiovisual

O atraso na devolução de materiais bibliográficos e audiovisuais acarretará multa no valor de R$ 1,00 (hum real) por dia de atraso. Na totalização das multas são considerados todos os dias de atraso, incluindo sábados, domingos e feriados. A reincidência de multas gerará a suspensão do aluno da Biblioteca, no prazo máximo de 15 dias. O valor da multa será corrigido anualmente, sob autorização da direção.

6) Extravio de material Bibliográfico e audiovisual

As publicações extraviadas ou danificadas serão compensadas pela aquisição imediata de exemplar idêntico ( novo ou usado em bom estado), ficando todas as despesas a cargo do usuário responsável pelo empréstimo.

No caso de substituição de obras esgotadas, a Biblioteca fornecerá uma lista com opções para a substituição, respeitando o assunto da obra e sua necessidade para a composição do acervo.

O usuário não poderá obter obras por empréstimo antes de repor publicação perdida ou destruída quando em seu poder.

Usuário em débito com a Biblioteca estará automaticamente bloqueado para efetuar empréstimo de publicações.

Para alunos do EAD, deverá solicitar ao Tutor a responsabilidade pelos eventuais empréstimos e somente poderão utilizar as publicações pertinentes a bibliografia básica e complementar do referente curso.

7) Trabalhos em grupo

Os trabalhos em grupo devem ser desenvolvidos de forma organizada e relativamente silenciosa. Para uso das cabines para trabalhos em grupo, faz-se necessário a reserva com a funcionária(o) da Biblioteca.

8) Pesquisa Bibliográfica

A solicitação de pesquisas bibliográficas via internet, deverão ser feitas mediante preenchimento do formulário próprio, disponível no site FIJ/Biblioteca.

Os alunos do Sistema de Ensino a Distância também poderão solicitar os mesmos serviços a partir do momento que preencher o formulário eletrônico disponibilizado na página da FIJ/Biblioteca. O prazo máximo para resposta será de 5 dias.

9) Serviço de Reprografia

Será permitido a reprografia das obras solicitadas, mediante a autorização da Bibliotecária, conforme lei de Direitos Autorais.

10) Guarda-Volumes

O usuário deixará alimentos, bebidas, pastas, mochilas, bolsas ou similares no guarda-volumes enquanto estiver no recinto da Biblioteca.

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DO GUARDA VOLUME

1- DO FUNCIONAMENTO

1. 1 A Biblioteca disponibiliza guarda-volumes aos usuários, a fim de que esses possam depositar seus pertences somente durante a permanência nas dependências da Biblioteca. Seu uso será individual e intransferível, sendo de inteira responsabilidade do usuário o cuidado e conservação da chave do guarda-volumes  em seu poder, uma vez que o seu extravio, a danificação ou a utilização indevida acarretam o pagamento de multa.

1. 2 Os usuários atendidos pela Biblioteca são alunos de graduação, pós-graduação, professores e funcionários das FIJ, além da comunidade externa – outras Instituições, pesquisadores e demais visitantes.

2- DAS PENALIDADES

2.1 No caso de perda, extravio ou danos à chave, o usuário responderá pelo prejuízo causado na forma estabelecida pela Biblioteca. O usuário deverá comunicar, imediatamente, a perda ou extravio da chave em seu poder.

2.2 O usuário que se atrasar na retirada do seu material do guarda-volumes incorrerá em multa por pernoite de atraso.

3- SANÇÕES

3.1 A Biblioteca cobrará as seguintes taxas:

•  Perda da chave: nova fechadura do guarda-volumes (custo da mão-de-obra cobrada pelo chaveiro);
•  Segunda via da placa identificadora (custo da mão-de-obra cobrada pelo chaveiro);
•  Multa por pernoite conforme valores definidos pela Coordenação da Biblioteca.

 

Da utilização da sala de multimeios e/ou Laboratório de Informática.

A sala de multimeios se destina aos cursos que utilizem recursos audiovisuais para o ensino.

Os cursos e treinamentos oferecidos pela Disciplina de Informática terão prioridade na reserva do laboratório de Informática.

É necessário o agendamento prévio, com a Bibliotecária ou funcionária do setor, para a utilização dos mesmos, especificando o curso, disciplina, turma, horário, professor responsável pela disciplina e coordenador do curso.

O professor é o responsável pela utilização dos equipamentos durante a permanência de sua turma na sala, devendo:

  1. retirar e devolver a chave da sala à Bibliotecária ou funcionário do Setor;
  2. preencher formulário específico, responsabilizando-se pela sala durante o período de aula;
  3. relatar ocorrências relativas ao funcionamento dos equipamentos utilizados;
  4. ligar e desligar corretamente os equipamentos;
  5. desligar os aparelhos de ar condicionado;
  6. trancar a porta ao sair. Nenhum equipamento no todo ou em parte , poderá ser retirado da sala sem autorização documentada pela Bibliotecária;
  • É proibido fumar ou consumir alimentos e bebidas nas dependências da Biblioteca;
  • Não é permitido o uso de telefones celulares no interior da Biblioteca;
  • Material consultado não deverá ser reposto nas estantes, mas deixados sobre as mesas;
  • Não é permitido a introdução de animais;
  • O tom de voz deverá ser discreto para não atrapalhar leitores, pesquisadores e consulentes.
  • O usuário que faltar, sistematicamente, aos compromissos aqui regimentados perderá o direito aos serviços da Biblioteca Dr. Daisaku Ikeda.
  • No caso de desvinculação do usuário para com a FIJ, ficam estabelecidos os seguintes critérios:
    • Deverá ser exigido aos discentes pelo órgão responsável, atestado de quitação com a Biblioteca ( nada consta) nos casos de: trancamento de matrícula; transferência para outra Universidade; declaração de conclusão de curso;
    • Deverá ser exigido aos docentes e funcionários do quadro da FIJ e dos professores substitutos, convidados e visitantes , pela área de recursos humanos, atestado de quitação com a biblioteca (nada consta) para os seguintes casos: redistribuição para outra instituição; rescisão de contrato e aposentadoria.

A Biblioteca da FIJ deverá ser notificada pelos setores competentes dos casos de falecimento, abandono de curso ou de trabalho.