Endereço: Ladeira da Freguesia, 196 - CEP.:22760-090 - Freguesia - Jacarepaguá / RJ - Telefone:(21) 3392-6646 FAX:(21) 3392-6503

   

             

logoevocar



















Home Cursos Graduação Turismo
Curso de Turismo

O que é o Turismo ?

     Turismo é, ao mesmo tempo, mercado de serviços, fenômeno sociocultural e atividade de lazer. 

    Como lazer, o Turismo é praticado de modo individual e por grupos fora do sistema produtivo de trabalho e das obrigações sociais; Turismo é a viagem feita por prazer a locais que despertam interesse pessoal, e que contribui, positivamente, para as necessidades pessoais mais íntimas e liberatórias. Assim é o Turismo do ponto de vista do turista.

    Como fenômeno sociocultural, o Turismo constitui um dos fatores fundamentais para a ampliação dos processos da chamada globalização. O Turismo conecta pessoas e modos de vida, possibilitando encontros e experiências que ocorrem através das fronteiras culturais. É uma das atividades responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social, pois cria mercados de trabalho arrecadadores de receitas públicas, receitas essas que, por sua vez, viabilizam os sistemas de educação, de saúde, da preservação ambiental e o crescimento das comunidades como um todo. Assim é o Turismo do ponto de vista dos estudiosos do fenômeno turístico e de seus planejadores, técnicos e gestores públicos. 

    Como mercado do Terceiro Setor, o Turismo reúne um sistema complexo de serviços, equipamentos e instalações, que tem por objetivo o planejamento e a execução de viagens e serviços de recepção, hospedagem e atendimento. Abrange agências de viagem, operadoras, redes hoteleiras, transportadoras e empresas organizadoras de eventos. Assim é o Turismo do ponto de vista dos empreendedores, gestores, consultores e técnicos que trabalham nas diversas empresas prestadoras de serviços turísticos. São esses profissionais que buscam satisfazer às demandas dos usuários, criando ofertas e gerando desenvolvimento econômico. 

    De acordo com as exigências do mercado, o Curso de Turismo das FIJ oportuniza a formação profissional de caráter holístico, que propicia a compreensão do fenômeno turístico e também das necessidades de seus usuários e empresários, gestores, consultores, planejadores e técnicos; todos são atores em um mercado emergente, altamente competitivo e em constante transformação, no qual a visão humanista e democrática, a sustentabilidade ambiental e cultural, a flexibilidade e a criatividade, a competência analítica e a inovação estão no centro dos processos de aperfeiçoamento pessoal e profissional.

Qual seu Campo de Atuação ?

     O bacharel em Turismo formado pelas FIJ estará apto para atuar como gestor de negócios, empreendedor, consultor, planejador e técnico nas diversas áreas  que a atividade turística alcança, com a possibilidade de ocupar postos nos planos institucional (dirigentes), intermediário (diretores e gerentes executivos) e operacional (supervisores e executores) em:

  • agências de viagem e de Turismo;
  • operadoras de Turismo;
  • transportadoras aéreas, marítimas e terrestres;
  • empresas de hospedagem, como hotéis, pousadas, albergues, flats e campings;
  • empresas organizadoras de eventos, congressos e feiras;
  • centros de convenção;
  • empresas e instituições de lazer e de Turismo, especialmente centros culturais, clubes e parques temáticos;
    restaurantes, casas de espetáculo e danceterias;
  • empresas de assessoria e consultoria;
  • empresas de divulgação e documentação;
  • empresas e instituições de pesquisa ligadas ao lazer e ao fenômeno turístico;
  • órgãos públicos, como secretarias e empresas públicas, nos três níveis de administração, municipal, estadual e federal;
  • organizações não-governamentais do Terceiro Setor ligadas ao Turismo, especialmente na área de proteção ambiental; 
     

Quais as Habilidades ?

     Um verdadeiro turismólogo precisa adquirir conhecimentos gerais de outros campos, como História, Sociologia, Antropologia, Geografia e Gestão Ambiental, além de possuir habilidades técnicas e específicas da área.

    O futuro profissional de Turismo ainda deve ter algumas qualidades específicas:

  • ter capacidade de se relacionar com seus semelhantes;
  • estar consciente e não ter medo de lidar com diferenças culturais e sociais;
  • desejar aprender outros idiomas, especialmente o inglês e o espanhol;
  • ser simpático, compreensivo, bem humorado, criativo e flexível;
  • tomar decisões rápidas e pertinentes;
  • conseguir trabalhar sob pressão;
  • estar apto a realizar diferentes tarefas, mesmo que esteja no seu local de trabalho;
  • possuir visão global e holística das atividades que desenvolve

O Curso

    Formar o cidadão e o profissional capaz de atuar em todas as áreas do turismo, com elevado potencial de inserção no mercado de trabalho, preparado para um ajustamento contínuo às mudanças, com espírito empreendedor, público e crítico dominando habilidades instrumentais básicas, contribuindo para a melhoria e o desenvolvimento dessas atividades e das organizações em que atuarem.

Matriz Curricular

    A duração média do curso de Turismo das FIJ é de três anos, distribuídos em seis períodos, com carga horária total de 2.920 horas. Veja a matriz curricular na área restrita.

Regularidade

Bacharelado em Turismo
Autorização: Decreto n.º 1.845 de 28.03.1996, publicado no D.O.U. em 28.07.2000; 
Processo de reconhecimento do curso encontra-se em andamento.

Investimento

Veja a tabela de investimento do curso