Endereço: Ladeira da Freguesia, 196 - CEP.:22760-090 - Freguesia - Jacarepaguá / RJ - Telefone:(21) 3392-6646 FAX:(21) 3392-6503

   

             

logoevocar



















Home Cursos Graduação Enfermagem
Curso de Enfermagem

O que é Enfermagem ?

Enfermagem é a arte de cuidar. É uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado dedicado ao ser humano, individual ou coletivamente, de modo integral e holístico, desenvolvido, de forma autônoma ou em equipe, atividades de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde. Em 1995, a American Nurses Association (ANA) definiu Enfermagem: “O diagnóstico e tratamento das respostas humanas à saúde e à doença”.

Campo de atuação

O campo de atuação do enfermeiro é abrangente. Dentre as várias funções estão as de natureza assistencial, gerencial, domiciliar, consultoria, docência e pesquisa.

Na assistência direta ao paciente, em instituições de saúde pública ou privada, o enfermeiro atua como líder da equipe de enfermagem; chefia; coordena supervisiona e presta cuidados de maior e menor complexidade. Realiza consulta e diagnóstico de enfermagem.

O enfermeiro atua também como coordenador de instituições da área da saúde e ensino, públicas ou privadas, gerencia serviços e unidades de saúde e de enfermagem; planeja, organiza; implementa e avalia os cuidados de enfermagem e saúde.

Como integrante da equipe de saúde, o enfermeiro participa igualmente do planejamento, execução e avaliação dos programas de saúde e da capacitação de recursos humanos. Realiza consultoria e emite parecer sobre questões relativas à saúde além de desenvolver atividades como educador em diferentes serviços.

Na área da pesquisa, o enfermeiro ainda desenvolve trabalhos científicos; atua em projetos de pesquisa; participa do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa. Exerce também atividades no ensino fundamental, médio e superior, em curso técnico de Enfermagem e em programas de aperfeiçoamento e treinamento de recursos humanos.

Habilidades

O bacharel em Enfermagem deve estar apto para:

  • Assistir e cuidar do cliente com visão holística, respeitando as questões psíquicas, sociais e culturais e religiosas, sabedor de que tais questões influenciam no processo saúde-doença;
  • Discutir e intervir nas políticas de saúde e na saúde pública;
  • Desenvolver programas de saúde com base na política de saúde brasileira, priorizando as reais necessidades da população;
  • Mover-se de acordo com a sociedade, com as circunstâncias, visando à qualidade de vida individual e coletiva;
  • Realizar e promover educação em saúde, individual e coletiva;
  • Promover vigilância em saúde tendo por base o controle sanitário e a vigilância epidemiológica;
  • Gerenciar serviços de saúde em instituições públicas e privadas;
  • Exercer a Enfermagem em consonância com o código de ética profissional e com os direitos humanos constituídos;
  • Participar de entidades representativas da categoria;
  • Zelar pela manutenção da qualidade dos serviços prestados, atendendo os padrões de assistência em Enfermagem;
  • Promover pesquisas, que contribuam para o aperfeiçoamento da profissão;
  • Reconhecer as influências ambientais e as relações de trabalho como fatores fundamentais na prevenção, promoção e reabilitação da saúde;
  • Considerar as especificidades regionais de saúde, intervindo, estrategicamente, com ações planejadas para a prevenção, promoção e reabilitação da saúde;
  • Reconhecer-se como sujeito indispensável no processo de formação de recursos humanos na área de Enfermagem.

O Curso

O curso de enfermagem das FIJ objetiva a formação de um enfermeiro crítico que entende o paciente como cidadão, cercado de problemas físicos, sociais e comportamentais; forma o profissional para desenvolver habilidades técnico científicas no âmbito da promoção, prevenção e controle do agravo à saúde, agregada a valores éticos e morais.
A estrutura acadêmica é constituída de: Centro de informática, biblioteca, laboratórios, serviço de apoio pedagógico e psicológico e convênios com hospitais públicos e privados para cenários de práticas.
Nossos docentes são mestres e doutores altamente qualificados.

Matriz Curricular

A duração média do Curso de Graduação em Enfermagem das FIJ é de cinco anos, distribuídos em 10 períodos. A matriz curricular pode ser consultada, com a senha e a matrícula, na 'área restrita'.

OBS.: Outras informações podem ser obtidas com a Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem.

Fale conosco sobre a graduação em Enfermagem nas FIJ, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou fale com a coordenação - (21) 3392-6646 durante os seguintes dias: segundas e terças 16:00 hrs às 20:00 hrs.

Regularidade

Enfermagem – Bacharelado
Reconhecimento: nota 4 no MEC.

Disponibilidade de turnos do Curso.

  • Manhã
  • Tarde
  • Noite

Investimento

Veja a tabela de investimento do curso

Procure o coordenador do curso para saber mais informações.