Endereço: Ladeira da Freguesia, 196 - CEP.:22760-090 - Freguesia - Jacarepaguá / RJ - Telefone:(21) 3392-6646 FAX:(21) 3392-6503

   

             

logoevocar



















Home Instituição História, Missão e Localização
História

Stella Matutina Schiavo e Jésus Mafra Trindade, de família de educadores , oriundos do estado de Minas Gerais, após se casarem, migraram para o Rio de Janeiro, na época, a capital do país, para realizar um sonho comum: dedicar-se a educação.

A propriedade da Ladeira da Freguesia 196 foi adquirida antes de 1950, a princípio, como residência da família pelos fundadores.  Logo se mudaram para uma casa recém construída do outro lado da rua e surgiu a escola interna, Instituto Arruda Câmara.

Todo ano, assinava-se o contrato de convênio com o governo do Estado. Os alunos eram órfãos de pai ou  de mãe e na faixa etária de 7 aos 14 anos. Tal atividade se desenvolveu por 20 anos com muito sucesso.  Atualmente a instituição ainda recebe visitas de ex-alunos saudosos do Arruda Câmara.   A educação era completa.  Além da básica, havia o Clube de Leitura, uma Biblioteca com ótimo acervo, Clube de cinema de qualidade, Teatro infantil, Bandas de música, Iniciação profissional e incentivavam o esporte e a boa saúde.

Um fato curioso a acrescentar e de real importância foi a iniciação das Artes Gráficas no Arruda Câmara. O prof. Jésus a pedido da prof. Stella, foi a São Paulo comprar equipamentos para montar uma Gráfica. Ela pensando em iniciação profissional e mais uma profissão digna e de futuro para essas crianças carentes, que não tinham muita perspectiva na vida. O prof. Mafra sempre voluntarioso e de muita musicalidade, retornou com instrumentos de música para uma banda. Contratou um maestro e não demorou muito a banda tirou o primeiro lugar no primeiro festival infantil  de artes do Estado da Guanabara. Este festival aconteceu primeiro no Rio e depois foi disputado em São Paulo com bandas de todo território nacional, a bandinha do Arruda Câmara se consagrou campeã no Rio e no Brasil. Vale lembrar que esta foi primeira banda infantil a gravar um disco no Brasil e saiu do Instituto Arruda Câmara.

Logo depois, o prof. Mafra pressionado por sua esposa, voltou a São Paulo e comprou os equipamentos para Gráfica, assim possibilitando o trabalho dela de formar semi-profissionais, o que deu muita alegria a todos.

Nessa época não havia crianças abandonadas nas ruas do Rio. Infelizmente este projeto educacional do governo foi eliminado para todas as escolas da rede, logo no início da Ditadura.

Depois do choque, a reação: Prof. Jésus e Prof. Stella imediatamente se empenharam em apostar em novos caminhos e alguns anos depois, em 1976, inauguravam a primeira faculdade privada em JPA: Faculdade Maria Magalhães Pinto.  Respondendo a demanda local, abriram outros cursos de ensino superior e logo se tornou FIJ - Faculdades Integradas de Jacarepaguá.

Em seguida, deram início ao Colégio Sra. da Pena, escola privada do infantil ao Ensino Médio com programação intensa e variada de oficinas de arte.  O CSP foi pioneiro ao lançar cursos profissionalizantes para o ensino médio.  Hoje, de acordo com as novas normas, disponibiliza 11 Cursos Técnicos.

As Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ,  organização acadêmica de ensino superior privado e o CSP -Colégio Sra.da Pena, colégio do maternal ao ensino médio, foram criados pelo compromisso com o saber, com as carências das comunidades e com os ideais político-educacionais.

Estabelecidos em Jacarepaguá, o bairro que mais cresce na cidade do Rio de Janeiro, tem localização privilegiada e ocupa uma área de 14 mil m2 em terreno muito arborizado na Ladeira da  Freguesia, 196, sendo a primeira instituição de ensino superior (IES) da Zona Oeste.  Atende aos 41 bairros da região, dentre eles a Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá, além de vários outros da Zona Norte do Rio de Janeiro. As melhorias feitas pela prefeitura como a Linha Amarela e BRT., facilitaram o acesso a Jacarepaguá.

Hoje em dia, a instituição de ensino superior FIJ , oferece cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Sistemas de Informação e Enfermagem, todos bacharelados, Licenciatura em Ed.Física, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnólogo em Gestão Ambiental.

Além disso, conta com uma biblioteca, arejada, com boa luz natural e cadeiras que convidam a leitura.  Com um excelente acervo, tem recebido conceito máximo nas avaliações do MEC nos últimos vinte anos.  Os atletas contam com uma piscina semi-olímpica, uma quadra poliesportiva e uma quadra de areia.  Laboratórios de enfermagem e de informática estão disponíveis no campus.  Nosso auditório tem capacidade para 100 pessoas.

Vale mencionar que o Curso de Enfermagem das FIJ, durante avaliação ainda para funcionar recebeu o conceito 5 (cinco),  o mais alto, pelo MEC e depois na primeira avaliação conceito 4 (quatro). Parece ser um caso inédito no caso das instituições privadas de Enfermagem.

A capacidade atual de alunos por turno, 1600 pela manhã, 1600 a tarde e 1600 a noite, seriam 4.800 alunos por dia..  Todavia temos bastante espaço para crescer fisicamente. Vislumbrando mais 30 salas de aula, um arquiteto fez um projeto de 3 andares para construir no lugar da quadra poliesportiva, levando-a para a cobertura.  Esta construção ficaria pronta num prazo de 2 meses e estão em nossos planos.

Em 2006, vinte anos após o falecimento da prof.Stella, antigos colegas do magistrado e seus alunos prestaram homenagem a ela dando seu nome a um estabelecimento de ensino no bairro, Escola Modelo de Ensino Médio Stella Matutina.

Cabe registrar comentário de Edson Nery da Fonseca, professor emérito da Universidade de Brasília e biógrafo de Gilberto Freyre em sua última visita as instituições:

"A decadência dos estabelecimentos de ensino governamentais tem provocado o aparecimento, em nosso país, de muitas faculdades privadas.  Infelizmente, grande número delas existem só para fins lucrativos.  A instituição de ensino, AJES  (CSP/FIJ) é modelar, unindo ciências, técnicas e humanidades.

Vamos continuar tirando as lembranças do baú e estaremos atualizando este histórico.

Obrigada por seu tempo.

Rio, 8 de Novembro, 2015

 

Identidade Organizacional

A Missão:

  • "Oferece educação de forma continuada para o desenvolvimento de pessoas e da sociedade."

A Visão para cinco anos:

  • "Seremos reconhecidos pela sociedade como uma Instituição de Ensino Superior de excelência."

Valores:

  • Valorização das pessoas;
  • Comprometimento;
  • Confiabilidade;
  • Cooperação;
  • Competência;
  • Responsabilidade Social e Ambiental.
(Fonte: Planejamento Estratégico - 2010)

Localização no Bairro e a Região

As FIJ estão localizadas na cidade do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, a apenas 7 minutos da Barra da Tijuca, a 10 minutos do Recreio dos Bandeirantes, ou ainda a 15 minutos do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, 5 minutos do Rio 2 e a 15 minutos dos bairros Grajaú, Méier ou Tijuca, através da "Linha Amarela" que está localizada ao lado da ladeira da freguesia.

Em Jacarepaguá, no bairro da Freguesia, o ponto de referência para chegar às Faculdades Integradas de Jacarepaguá é a Ladeira da Igreja de Nossa Senhora do Loreto, próxima à Igreja de Nossa Senhora da Pena. Nosso endereço é Ladeira da Freguesia, 196 - Freguesia, Jacarepaguá.

A região de Jacarepaguá, onde estão localizadas as Faculdades Integradas de Jacarepaguá, é composta pelos bairros do Anil, Gardênia Azul, Curicica, Pechincha, Taquara, Tanque, Praça Seca, Vila Valqueire e Freguesia.