Apresentação

Missão

Apoiar as Faculdades Integradas de Jacarepaguá nas funções de ensino, pesquisa e extensão bem como selecionar, adquirir, organizar, recuperar e disseminar o acesso à informação por meio da prestação de serviços e da oferta de produtos apropriados à comunidade, trazendo para a unidade a responsabilidade pela organização, manutenção e disponibilização de todo o acervo, material esse com características especiais para proporcionar mudanças significativas nos planos individual e social, no ambiente onde está inserida.

Trecho de livro de Daisaku Ikeda

A educação separada da sociedade não tem vitalidade, da mesma forma que não há futuro para uma sociedade que se esqueceu  que a educação é sua verdadeira missão. A educação não é um mero direito ou obrigação.  Acredito que, num sentido mais amplo, a educação é a missão de cada pessoa. Despertar essa conscientização em toda a sociedade deve ser a prioridade máxima em todos os nossos empreendimentos. (IKEDA, 2006, p. 45)

Apresentação

Até 2010 a biblioteca possuia um acervo de 10.731 títulos e mais de 26.171 exemplares entre livros, monografias e teses, o acervo da biblioteca é formado e atualizado, periodicamente, com o propósito de atender à demanda dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Gestão Ambiental, Sistemas de Informação, Tecnologia em Processamento de Dados e Turismo.

Integram e complementam o acervo: vídeos e coleções de periódicos, correntes e não correntes; coleções de outras bibliotecas brasileiras cujos acervos estão on line,  sites de entidades e órgãos de classe, todos nas áreas de atuação das FIJ, disponibilizados por links; e bases de dados nacionais e internacionais de periódicos. É possível também, no item bibliotecas virtuais, acessar e ler, na tela, número razoável de clássicos da literatura brasileira.

O sistema de informatização usado na Biblioteca Daisaku Ikeda é o Sysbibli, que permite a execução de suas funções essenciais – registro, catalogação, empréstimo, consulta, reserva via web – bem como todo seu gerenciamento, funcionando de forma integrada desde a aquisição até o empréstimo.

Para a utilização completa e eficaz do sistema de informatização, o aluno deve se cadastrar, deixando registrado seu e-mail, de modo que possa fazer reserva on line dos livros de seu interesse, sem necessitar ir à biblioteca.

A seleção de títulos para compra é responsabilidade dos coordenadores de cada curso.